CDE: Condsef reforça unidade e define eixos de mobilização para 2026

postado em: Notícias | 0

A Condsef/Fenadsef realizou, na quinta-feira (18), uma Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), reunindo a Direção Nacional e entidades filiadas de diversas regiões do país. O encontro teve como foco a avaliação da conjuntura, a organização da luta em defesa do serviço público e a definição de encaminhamentos estratégicos para o próximo período, com destaque para o ano de 2026.

Durante a reunião, foram aprovadas resoluções centrais para a construção da pauta de reivindicações e do plano de lutas da categoria, que serão debatidos com as bases e consolidados nas próximas instâncias nacionais da entidade. A direção reafirmou a prioridade da mobilização permanente contra a reforma administrativa, conhecida como PEC 3oitão, de Hugo Motta, considerada uma ameaça aos direitos dos servidores e à qualidade dos serviços prestados à população.

Outro ponto de destaque foi a continuidade da realização de seminários regionais sobre Diretrizes de Plano de Cargos e Carreiras, fortalecendo o debate sobre valorização profissional e organização sindical no setor público. A Condsef/Fenadsef também deliberou pela construção de um Dia Nacional de Luta do funcionalismo público, em articulação com outras entidades, com data a ser definida.

A reunião aprovou ainda a solicitação de audiência com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para tratar da pauta dos servidores anistiados pela Lei nº 8.878/94.

No campo jurídico, a entidade intensificará o debate sobre os Projetos de Lei nº 6.170/25 e 5.893/25 com a realização de uma live em janeiro para esclarecer dúvidas da categoria.

A organização dos trabalhadores e trabalhadoras da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) também esteve no centro dos debates. A Condsef/Fenadsef seguirá promovendo reuniões, debates e um encontro nacional da categoria, com o objetivo de fortalecer sua organização sindical e avançar nas discussões sobre acordo coletivo de trabalho.

Além disso, foi definido um calendário de atividades que inclui encontros setoriais, plenárias nacionais e a participação da Condsef/Fenadsef na Plenária Nacional do Coletivo das Três Esferas da CUT, no dia 19 de janeiro, bem como a realização de uma Plenária Nacional da maioria dos servidores do Executivo, no dia 22 de janeiro.

Com as deliberações, a Condsef/Fenadsef reforça que 2026 já começou para o movimento sindical do funcionalismo. A entidade reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores públicos, ativos, aposentados e pensionistas, e com a construção coletiva de um serviço público forte, valorizado e essencial para o povo brasileiro.

 

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: Reprodução/DR