Empregados da Ebserh iniciam plenária nacional que tem ACT como pauta central

postado em: Notícias | 0

Representantes dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) de entidades filiadas à Condsef/Fenadsef em todo o país, estão reunidos em Brasília nesta semana para a Plenária Nacional Extraordinária da categoria, que acontece de 8 a 10 de dezembro. No dia 11 a categoria tem mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com a direção da Ebserh.

O secretário de Comunicação do Sindiserf/RS, Romário Krug, está presente na Plenária e é o representante dos empregados do Ebserh no RS na Mesa de Negociação. A empregada da Ebserh no HUSM, Lisiane Fagundes, também é representante do RS na Plenária Nacional.

 

 

Na pauta dos debates está a construção das propostas dos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que devem ser apresentadas ainda este mês à direção da estatal. A plenária conta com a participação da assessoria jurídica da Confederação e da subseção do Dieese, responsáveis por análises técnicas que subsidiam os debates.

Entre os temas em destaque está o recente desdobramento de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu que o adicional de insalubridade dos empregados admitidos antes de 31 de julho de 2019 deve continuar sendo calculado com base no salário-base. A decisão é considerada uma vitória importante pela categoria e reforça a posição histórica defendida pela Condsef/Fenadsef. Os representantes também reiteram a mobilização pela revogação da Resolução 88, a fim de estender o mesmo critério de cálculo a todos os trabalhadores da Ebserh, garantindo isonomia.

A pauta da plenária inclui ainda outros assuntos relevantes, como o andamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), já encaminhado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest); discussões sobre previdência, com reunião prevista com a Caixa Econômica Federal; e a apresentação do relatório do Grupo de Trabalho sobre teletrabalho, que foi elaborado sem a participaçao de representantes dos trabalhadores, entre outros assuntos.

Os destaques da plenária serão divulgados em site e redes sociais.

 

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: Reprodução/DR