Reunião com OIT discute casos de intoxicação e adoecimento de trabalhadores da ex-Sucam

postado em: Notícias | 0

A Condsef/Fenadsef e o Sindsep-DF participaram, na manhã desta sexta-feira, 28, de reunião virtual com o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Sérgio Paixão, para tratar do quadro de intoxicação, adoecimento e mortalidade precoce que atinge trabalhadores e trabalhadoras da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam). O encontro foi articulado pela Condsef/Fenadsef, que desde outubro de 2023 cobra providências internacionais sobre o tema.

A demanda foi inicialmente protocolada por uma delegação da Condsef durante o 31º Congresso da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), realizado em Genebra, na Suíça, quando a entidade levou à OIT um dossiê relatando os impactos do uso de substâncias tóxicas, especialmente inseticidas, no exercício das atividades dos ex-sucaneiros.

Durante a reunião desta sexta, foram detalhadas ao escritório da OIT no Brasil as mais recentes iniciativas junto ao governo federal, incluindo expedientes enviados ao Ministério da Saúde e informações debatidas em duas audiências realizadas ao longo do ano.

A OIT considerou pertinentes os encaminhamentos apresentados e orientou que a Condsef, via CUT e ISP, entidades às quais a Confederação é filiada, formalize um relatório atualizado das tratativas com o governo, especialmente sobre a sinalização de possíveis soluções para o problema histórico enfrentado por servidores da ex-Sucam.

Com isso, a expectativa é que o Comitê de Perícias da OIT avalie o caso e apresente um retorno já em fevereiro de 2026, indicando de que forma poderá intermediar, junto ao governo federal, caminhos para uma solução definitiva.

Além do secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, e do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, participaram da reunião o diretor da Confederação e do Sintsef-CE, José de Assis; Abson Praxedes, representante da Comissão Nacional dos Intoxicados na Condsef/Fenadsef e também do Sintsef-RO; e a assessora jurídica da Condsef/Fenadsef e da CUT, Mádila Barros.

As entidades reforçam o compromisso com a luta em defesa dos trabalhadores da ex-Sucam e seguirão acompanhando cada desdobramento deste processo.

 

Fonte: Condsef/Fenadsef com Sindsep-DF