No último sábado (18), foi realizada a Oficina III do Ciclo de Formação do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), em Santa Maria, região central do estado. A atividade aconteceu na sede da delegacia regional do Sindiserf/RS, no centro de Santa Maria.
Durante a atividade, os participantes debateram sobre as dificuldades enfrentadas pelos servidores e empregados e foram convidados a desenvolver um mapa mental de seus municípios e, utilizando a matriz FOFA, que estabelece Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças para a atuação sindical, elaboraram um plano tático de ação para fortalecer a atuação junto às bases do sindicato.
Para a secretária de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Vera Regina Gomes da Rosa, a agenda foi muito produtiva, com troca de saberes, momento cultural, convidados, caminhada até a praça Saldanha Marinho e a Vila Belga, local onde os ferroviários viviam, décadas atrás. “Foi um sábado muito bom, de debate sobre o futuro do nosso sindicato e com muitas trocas”, avaliou.
O objetivo das oficinas é desenvolver habilidades, reconhecer conceitos, divulgar e desenvolver técnicas e produtos para a organização sindical, em torno do eixo de um sindicato cidadão. Os membros da diretoria colegiada e do conselho fiscal, além de militantes de base integram o público alvo da Formação.
Segundo o secretário de Formação, Leonardo Toss, o ciclo pretende contribui para ampliar o entendimento e conhecimentos sobre relações e funcionamento da sociedade, do estado, dos grupos e classes sociais, para assim melhor subsidiar a organização e a luta sindical. “É um momento, dentre outros, que se pretende oferecer, pois entendemos que a formação é um processo permanente e contínuo”, avalia o dirigente.
A Oficina I, que deu início ao Ciclo de Formação, aconteceu no dia 17 de maio, na sede da Associação dos Servidores do Incra do RS (Assincra), em Porto Alegre. Em 30 de agosto, a Oficina II foi realizada em Pelotas, na região Sul. A cidade de Passo Fundo irá receber a IV Oficina, a previsão é que a atividade ocorra no primeiro trimestre de 2026.
Fonte: Sindiserf/RS
Foto: Divulgação