No Noite Brasil com Thalita Sotero e Leandro Fortes, dentro da programação do Farol Brasil, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, falou sobre a reforma administrativa. Sérgio trouxe detalhes sobre os graves riscos que a proposta apresentada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), sob determinação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), representa para o serviço público e para os direitos — não apenas dos servidores, mas de toda a população.
Sérgio destacou ainda a importância de ampliar os espaços de debate sobre um tema tão fundamental para o povo brasileiro, já que o GT instalado na Câmara dos Deputados não abriu espaço para ouvir diversas entidades representativas dos servidores — entre elas, a própria Condsef/Fenadsef, que representa 80% dos servidores do Executivo federal e chegou a solicitar formalmente sua participação nas audiências públicas.
Sérgio lembrou também que, nas audiências públicas do GT, as entidades que conseguiram participar tiveram em média três minutos para falar. Isso não é debate — é fachada. E por trás dessa fachada, tentam empurrar uma proposta que destrói direitos sociais para entregar o Estado ao mercado financeiro, colocando em risco serviços essenciais garantidos pela Constituição de 1988.
Por isso, é fundamental fortalecer espaços independentes de diálogo, como o Farol Brasil. Precisamos seguir debatendo, mobilizando e denunciando os retrocessos da reforma administrativa.
Fonte: Condsef/Fenadsef
Foto: Reprodução