Nota de repúdio

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) repudia, veementemente, a violência e a truculência descabida utilizados pela Guarda Municipal na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na tarde de ontem (15). Repudia, também, o autoritarismo e atitude antidemocrática da presidenta da casa, Comandante Nádia (PL).

Em forte repressão, o batalhão da Guarda Municipal lançou balas de borracha e gás lacrimogêneo, atingindo e ferindo vereadores e a população que protestava. O ataque se deu após a presidência da Câmara de Vereadores proibir a entrada das pessoas que buscavam acompanhar as importantes votações previstas, entre elas, a concessão parcial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) à iniciativa privada e o Código Municipal de Limpeza Urbana.

Diante do exposto, o Sindiserf/RS manifesta sua solidariedade aos parlamentares e cidadãos vítimas dessa violência, exige a averiguação dos fatos e as medidas cabíveis ao abuso de poder e autoridade.

Por fim, enfatiza a defesa da democracia como uma das bandeiras fundamentais da entidade. A Câmara de Vereadores de Porto Alegre é A Casa do Povo e deve ser lugar de respeito à diversidade de pensamento, à Constituição e principalmente de garantias democráticas e um espaço seguro para o povo.

Porto Alegre, 16 de outubro de 2025
Fonte: Sindiserf/RS