Neste 15 de outubro – Dia do Professor, o Coletivo das Três Esferas da CUT presta homenagem aos profissionais da educação que, mesmo enfrentando baixos salários, estrutura precária e ataques constantes às políticas públicas, seguem firmes em sua missão de formar cidadãos, garantir o direito à educação e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país.
A data, mais do que comemorativa, é de denúncia e resistência. A realidade das escolas públicas brasileiras – especialmente nas periferias e áreas rurais – escancara a falta de investimentos, a sobrecarga de trabalho e o desrespeito à carreira docente. Ainda assim, professores resistem.
A luta por valorização é também uma luta pela soberania nacional. Um país que não valoriza seus educadores compromete o seu próprio futuro.
Reforma Administrativa: ameaça à educação
Enquanto o Brasil precisa de concursos públicos, infraestrutura e valorização dos profissionais, setores do Congresso Nacional seguem pressionando pela aprovação da Reforma Administrativa, projeto que, na prática, propõe a precarização dos serviços públicos essenciais, inclusive a educação.
A proposta, apresentada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), sob orientação de Hugo Motta (Republicanos-PB) e patrocinada pelo mercado financeiro, não combate privilégios, como dizem seus defensores. Ao contrário, abre caminho para a terceirização, fim da estabilidade, perseguições políticas e entrega de políticas públicas ao setor privado.
A reforma administrativa é um projeto liberal, fiscalista e punitivo que ataca os servidores que estão na linha de frente do atendimento à população. Na educação, isso significará ainda mais precarização e desigualdade. Não aceitaremos!
Em defesa dos professores, da educação e do serviço público
A CUT e o Coletivo das Três Esferas defendem a valorização dos servidores públicos e a revogação de medidas que desmontam o Estado. Exigem concursos, plano de carreira, salários dignos e condições de trabalho adequadas para os professores e todos os profissionais do setor público.
Nesse sentido, o Coletivo reforça a convocação para a Marcha Nacional do Serviço Público, que acontece no próximo 29 de outubro, em Brasília. A concentração será às 9h, no Museu Nacional, com caminhada até o Palácio do Planalto.
Vamos às ruas dizer:
- Educação é direito, não mercadoria
- Sem professor, não há educação. Sem educação, não há futuro
- Por serviços públicos gratuitos e de qualidade
- Pela valorização e estabilidade dos servidores
- Pelo Regime Jurídico Único
- Pela soberania nacional e justiça social
Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa
Concentração: 9h – Museu Nacional (Brasília-DF)
Destino: Palácio do Planalto
Pela unidade, pela valorização e por um Brasil mais justo e com educação pública de qualidade para todos!
Fonte: Coletivo das Três Esferas da CUT
Foto: Reprodução/DR