1ª Reunião do Fórum Nacional ‘Convoca Já’ reforça: serviço público precisa de servidor

postado em: Notícias | 0

Durante a 1ª Reunião do Fórum Nacional Convoca Já, realizada na manhã desta terça-feira (14), no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, parlamentares, representantes de entidades sindicais, de associações de servidores, e de comissões de candidatos aprovados no cadastro de reserva do CPNU1 e de concursos específicos, reforçaram a importância de fortalecer o serviço público por meio da convocação dos cadastros de reserva e da valorização das carreiras.

Durante o encontro, os participantes destacaram a necessidade de garantir a recomposição do quadro de servidores nas áreas sociais, de fiscalização e de gestão pública, hoje marcadas por altos índices de vacância. Os representantes das entidades defenderam que a convocação dos CRs é fundamental para assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população.

Mônica Carneiro, diretora das Executivas do Sindsep-DF e da Condsef, ressaltou a importância de defender o serviço público contra o desmonte promovido pela proposta de reforma administrativa. “O serviço público precisa ser composto por trabalhadores estáveis e não precarizados, como intentam e defendem determinados setores da sociedade, inclusive dentro desta Casa (Câmara), com a proposta de reforma administrativa, contra a qual estamos lutando arduamente”, afirmou. Ela também convocou todos os presentes a participarem da Marcha Nacional dos Serviços Públicos contra a reforma administrativa, no próximo dia 29.

A deputada Érika Kokay (PT-DF), integrante do Fórum, junto com os deputados Alice Portugal (PCdoB-BA), Padre João (PT-MG), Chico Alencar (PSOL-RJ), Reimont (PT-RJ) e Rubens Otoni (PT-GO), assumiu o compromisso de encaminhar ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) um ofício com o quadro informativo elaborado pelo Fórum, contendo dados sobre cadastros de reserva, vacâncias e prazos de validade dos concursos. O documento deve solicitar, em caráter emergencial, a prorrogação dos certames que estejam próximos do vencimento; a convocação de todos os aprovados em cadastro de reserva para suprir as vagas em vacância; a substituição imediata de candidatos que não tomaram posse ou desistiram do cargo por integrantes do cadastro de reserva; e a realização de audiência com a ministra Esther Dweck para tratar desses pontos.

Também foram definidos encaminhamentos específicos, como envio de ofício aos ministros da Saúde, da Agricultura e do MGI para questionar casos de carreiras e cargos que não tiveram nenhuma autorização para convocação do CR, entre outras situações apontadas pelos participantes da reunião. Todas as questões levantadas serão direcionadas ao gabinete da deputada Erika Kokay para o devido encaminhamento.

 

Fonte: Sindsep-DF

Foto: TV Câmara