Reunião dos aposentados e pensionistas debate o direito de envelhecer com dignidade

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) realizou uma reunião com servidoras e servidores aposentados e pensionistas na tarde de quinta-feira (18). O encontro ocorreu na Associação dos Servidores do Incra do RS (Assincra), logo após a Assembleia Geral Extraordinária do Sindiserf/RS.

A secretária de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Eva Lourdes Silva Corrêa conduziu a reunião e abriu a atividade dando boas vindas a todos os presentes. “As nossas conversas são muito importantes para os aposentados e pensionistas estarem por dentro do que acontece no nosso Sindicato”, afirmou a dirigente.

 

 

Abordando temas importantes da atualidade para aposentados e pensionistas, a secretária-geral da CUT-RS, Silvana Pirolli, destacou que com o aumento da longevidade, as pessoas vivem mais tempo como aposentados e precisam de qualidade de vida para usufruir esse período. “Trabalhamos a vida toda para vivermos com dignidade na nossa aposentadoria”, declarou ela que também é integrante do Conselho Nacional do Idoso.

Silvana reforçou a importância da democracia. “A maioria de nós, aqui, vivemos na época da ditadura e fomos testemunhas da redemocratização do país. Sabemos o quanto isso é caro, pois é graças a democracia que estamos aqui, podemos falar e ser ouvidos. Por isso, temos muito o que contribuir com os jovens que já nasceram com essa democracia pronta”, disse.

 

 

Destacando a necessidade urgente de barrar a Reforma Administrativa, a dirigente disse que é provável que o Congresso vote rapidamente e sem alardes, como fez com a PEC da Blindagem. “Não tem nem o texto a Proposta da Reforma e agora está assim, eles votam e depois apresentam o texto”, lamenta Silvana que encerrou afirmando que é preciso viver essa fase da vida de forma ativa e altiva, sem deixar de lutar. “Esse futuro melhor que queremos, só vai existir se houve servidores públicos.”

Após, o assessor jurídico da entidade, Marcelo Garcia Cunha, falou do impacto do Estatuto do Idoso como uma ferramenta de luta importante para os idosos. “No judiciário, é priorizado o andamento dos processos com pessoas acima de 60 e quem tem mais de 80 anos, tem mais prioridades entre eles”, informou.

 

 

De acordo com ele, tanto o Estatuto como a legislação de prioridade visam proteger a população idosa. “O sistema capitalista é voltado para quem produz. Neste sentido, como o idoso não vai se sentir excluído? E precisamos olhar para isso pois toda a pessoa tem o direito de envelhecer com dignidade”, finalizou.

Além dele, a advogada, Inajara Sonnemann Barbosa também acompanhou a assembleia, atendendo e respondeu as dúvidas dos participantes acerca das ações e processos judicias em andamento.

 

 

No encerramento da reunião foi servido um pequeno coquetel. A atividade contou ainda com representantes dos parceiros do Sindicato, como Geap, Banco do Brasil e Unyleya.

 

 

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Renata Machado