O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) convoca as empregadas e os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no estado para as assembleias que serão realizadas nesta terça (9) e quarta-feira (10). A pauta é referente à base de cálculo do Adicional de Insalubridade na Ebserh.
Na manhã desta terça-feira (9), às 9h, a assembleia ocorre no Anfiteatro da Área Acadêmica da Saúde para os empregados da Ebserh do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). No turno da tarde, às 14h, será a vez dos trabalhadores do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPEL), se reunirem no Auditório Central do HE. Na quarta-feira (10), a assembleia ocorre no auditório Londero, no 3º andar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), às 13h.
“Mais uma vez, os trabalhadores da Ebserh estão pressionados em aceitar a alteração da base de cálculo da insalubridade”, declara o secretário de Comunicação do Sindiserf/RS, Romário Krug. “Aqueles admitidos antes de julho de 2019, terão que escolher entre a mudança ou deverão usar de meios jurídicos para manter o benefício está”, explica ele que é empregado da Ebserh no HUSM.
Entenda: o processo de mediação instalado no Tribunal Superior do Trabalho (TST) teve sua segunda reunião no último dia 26. Essa foi a primeira reunião bilateral com o TST e representantes da empresa e dos empregados. Na ocasião, o TST apresentou um calendário com prazos para que Ebserh e trabalhadores respondam a dois quesitos.
A empresa teria até 4 de setembro para responder à seguinte questão: A Ebserh aceita suspender o processo de arguição da competência que está no STF? Já a categoria tem até o dia 11 para responder em assembleias a seguinte questão: Os trabalhadores da Ebserh aceitam continuar discutindo a insalubridade no TST sabendo que a imposição do TCU não será derrubada?
Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef
Cards: Divulgação