Condsef/Fenadsef no encontro da Internacional de Serviços Públicos

postado em: Notícias | 0

A Condsef/Fenadsef esteve presente no encontro do Comitê Consultivo Subregional (SUBRAC), realizado pela Organização Regional Interamericana da Internacional de Serviços Públicos (ISP) em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de agosto. O encontro reuniu representantes dos servidores públicos das três esferas (federal, estadual e municipal) de todo o Brasil.

O diretor de Relações internacionais da Condsef/Fenadsef e representante do Brasil no Comitê Executivo Regional Interamericano da ISP (IAMREC), Eduardo Melo, participou do encontro.

Na ocasião, foram debatidos temas gerais de interesse da categoria como as privatizações, sindicalização, orçamento público e negociação coletiva e temas específicos, como mudanças climáticas, transição justa e a luta contra a racismo, xenofobia e todas as formas de discriminação, além da conjuntura política.

Os participantes do encontro também traçaram estratégias conjuntas, que terão o apoio da ISP, para enfrentar os problemas comuns enfrentados pelos sindicatos da categoria.

Entre as estratégias:

1. Levantar dados qualitativos sobre a base sindical para subsidiar as campanhas de filiação
2. Aprofundar a formação político-sindical
3. Sindicato cidadão: criar estratégias para construir vínculos com os territórios
4. Melhorar a forma de comunicação sindical
5. Usar as novas tecnologias de comunicação
6. Promover cursos e debates sobre estruturas tecnológicas de comunicação
7. Ampliar a comunicação das experiências de êxito noutros países.
8. Criar/ampliar tecnologias/aplicativos de disparo de informações sindicais

“Participar dos encontros da ISP é sempre um processo de aprendizado e de construção da unidade dos servidores públicos. Durante este encontro, contribuímos com nossa experiência de mobilização contra a reforma Administrativa, em defesa do meio ambiente e nas discussões sobre melhora da comunicação sindical”, comentou Eduardo Melo, que é servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: ISP