Nota de repúdio

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) repudia, veementemente, a fala racista de um promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, durante sessão do Tribunal do Júri em São José do Norte, na região Sul do estado.

A manifestação ocorreu na última quinta-feira (28), e o promotor teria afirmado que o “réu não teria cometido crimes se tivesse recebido chibatadas quando era criança.”

Tanto o Tribunal de Justiça do RS (TJRS) e o Ministério Público do RS (MPRS) confirmaram o ocorrido. O TJ garantiu que a manifestação foi registrada em ata e encaminhada à Corregedoria-Geral do MPRS, que instaurou expediente administrativo para apuração dos fatos.

Práticas como a do promotor evidenciam a violência e as agressões que a população negra sofre diariamente, fortalecendo o racismo estrutural. Enquanto houver racismo, não haverá democracia e soberania numa sociedade.

O Sindicato se solidariza à vítima, um homem preto e mais uma vez, o manifesta o seu repúdio a qualquer ato e fala racista. Por fim, o Sindiserf/RS reforça que a construção de uma sociedade livre de racismo é urgente e exige das autoridades as medidas cabíveis.

Racistas, não passarão!

Fonte: Sindiserf/RS