A consulta do Senado Federal que estabelece a manutenção do Auxílio Alimentação para os servidores públicos aposentados alcançou 20.000 votos de apoios. Com isso, a proposta está apta a se tornar uma Sugestão Legislativa e ser debatida pelos senadores.
A justificativa da consulta é que manutenção do auxílio alimentação se faz necessário em razão do prejuízo causado ao servidor público ao se aposentar, visto que o benefício é retirado de imediato do contracheque. Além disso, a tendência é que após esse período, os servidores enfrentam problemas com diversas enfermidades causados pela idade e destina parte considerável da remuneração com medicamentos e demais questões de saúde.
A conclusão da justificativa na consulta, ressalta que “o valor do Auxílio-Alimentação é significativo para o servidor público haja vista que ao perder esse valor sofre consequências em seu planejamento financeiro-familiar e continua necessitando de se alimentar dignamente igual quando estava na ativa.”
“A votação do auxílio nutrição para os servidores federais aposentados foi fruto da articulação dos sindicatos com a junção desses servidores que se sentem injustiçados”, explica o secretário de Administração do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Marcos Gladimir Lima Lacerda. “E agora, como Sugestão Legislativa passa para o Senado Federal com a possibilidade de virar lei, ou seja, um passo importante para esse benefício integre os proventos dos aposentados”, acrescenta o dirigente.
A consulta alcançou 23.156 apoios até 26 de julho, prazo estipulado, e agora aguarda o envio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A proposta é destinada aos servidores aposentados e não inclui os empregados públicos, regidos por outro regime.
Fonte: Sindiserf/RS
Foto: Pixabay