Atividades de mobilização permanente ao longo das últimas semanas dão o ritmo e aumentam a pressão na luta contra a Reforma Administrativa e em defesa dos serviços públicos. Diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) foram a Brasília participar das atividades realizadas na segunda (7) e na terça-feira (8).
A programação iniciou com uma reunião com integrantes dos sindicatos que representam os servidores municipais e federais, que estavam em Brasília. A pauta foi intensificar a luta para barrar a reforma administrativa e como engajar todos os servidores públicos. A atividade ocorreu na segunda, na sede da Condsef/Fenadsef.
Já na manhã seguinte, centenas de sindicalistas e servidores federais, estaduais e municipais mostraram sua força no aeroporto em Brasília, com cartazes e gritos de ordem contra a reforma administrativa. Eles recepcionaram parlamentares e distribuíram material à população para esclarecer os riscos do debate que vem sendo travado em um grupo de trabalho (GT) instalado na Câmara dos Deputados.
O secretário de Administração do Sindiserf/RS, Marcos Gladimir Lima Lacerda, destacou o seminário “A Reforma Administrativa”, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, na terça.
“Com presença dos parlamentares que são favoráveis às pautas dos servidores públicos, foi afirmado que é uma grande falácia o discurso de alguns setores que os servidores públicos são caros, que não trabalham e são ineficazes, já que os dados dizem ao contrário, basta ver os índices do SUS, as notas das Universidades Públicas e compará-las aos outros países que gastam mais com os servidores públicos”, disse ele.
Apesar do excelente debate, Marcos afirmou que o ponto alto seminário foi o deslocamento dos servidores das três esferas até a Câmara dos Deputados. “Isso chamou atenção do público que estava presente, dos deputados e deputadas, o que foi muito bom”, acredita.
De acordo com secretário de Comunicação do Sindiserf/RS, Romário Krug, a participação do Sindicato foi de grande importância. “Reforçamos a luta da Condsef em defesa do serviço público e contra as propostas de reformas, que mais se parecem com desmonte e precarização”, declarou.
Para ele, a plenária aproximou mais as entidades dos deputados que fazem parte da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e enfatizou que os sindicatos e federações estão realizando visitas aos gabinetes com o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para que a reforma, como está apresentada até agora, não se concretize.
“Devemos permanecer firmes na luta e levar aos trabalhadores mais informação, para que entendam os riscos das propostas desse GT, além de fazer o debate que uma reforma real não pode ser prejudicial ao servidor”, ponderou Romário.
Para as entidades representativas dos servidores, essa Reforma Administrativa discutida no GT da Câmara faz parte de um conjunto de medidas antipovo e visa desmontar os serviços públicos.
Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef
Fotos: Divulgação