Por ampla maioria, empregados da Conab no RS rejeitam contraproposta da Empresa

postado em: Notícias | 0

As empregadas e empregados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no RS rejeitaram, por ampla maioria, a contraproposta da Empresa. A deliberação ocorreu durante a assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS), na tarde de sexta-feira (25), de maneira híbrida.

 

 

A contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 votada em bloco único, foi apresentada pela direção da Empresa, após a rodada de negociações entre a comissão dos empregados e a direção da Conab, que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de abril.

Nas intervenções, os trabalhadores do RS destacaram a importância da Companhia, o protagonismo no governo federal e pontuaram a realidade de trabalho no estado, devido às especificidades regionais e da defasagem de pessoal, o que gera acumulo de tarefas. Após a recusa, os empregados reafirmaram a posição contrária ao reajuste abaixo do índice da inflação, que ocorre há anos e deram encaminhamentos e considerações acerca do SAS e do plano de cargos e salários.

 

 

O secretário de Administração do Sindiserf/RS, Marcos Gladimir Lima Lacerda salientou a importância da assembleia como espaço de decisão da categoria. “Sabemos que serão realizadas assembleias em outros estados, mas a escolha é de vocês, empregadas e empregados da Conab”, declarou ele.

O secretário-geral do Sindiserf/RS, Walter Morales Aragão, falou da realidade dos empregados públicos, que são regidos pela CLT. “Todos os anos, há a data-base e a negociação do acordo entre a empresa e os trabalhadores. E esse é o mais importante dos acordos e tem que ser assim anualmente ou bianual para fortalecer a luta da categoria”, disse ele que também chamou os trabalhadores para integrarem e fortalecerem o Sindicato.

 

 

Acesse AQUI a íntegra da contraproposta rejeitada.

Além do RS, os empregados da Conab dos outros estados têm até esta terça-feira (29) para encaminhar os resultados das assembleias.

 

Fonte: Sindiserf/RS
Fotos: Renata Machado