Sindiserf/RS apoia a greve dos Municipários de Porto Alegre

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) manifesta o seu apoio aos servidores públicos da Prefeitura de Porto Alegre, que estão em greve, por tempo indeterminado, desde o dia 1º de abril. Desde então, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) tem realizado diversas mobilizações nas ruas da capital e nos locais de trabalho.

Na tarde desta quarta-feira (9), o secretário-geral do Sindiserf/RS, Walter Morales Aragão e o secretário de Comunicação da entidade, Romário Krug foram até a Praça Brigadeiro Sampaio (Praça do Tambor), onde os servidores estavam concentrados, após passeata pelas ruas do centro de Porto Alegre.

“Fomos prestar a nossa solidariedade com os colegas municipários e colocar o Sindiserf/RS à disposição para o que o Simpa e a categoria precisar durante a paralisação. É um momento de forte enfrentamento às políticas neoliberais e de desmonte do Serviço Público na cidade de Porto Alegre. E as pautas são comuns ao conjunto dos servidores de outras esferas”, afirma Walter.

 

 

Ainda ontem (8), os trabalhadores decidiram por manter a greve e reagiram com indignação à proposta apresentada na parte da manhã, pelo governo municipal. O reajuste proposto foi de 4,83%, com parcelamento que pode ser estendido até 2026, e um reajuste imediato no vale-alimentação de 4,83%.

De acordo com os cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os salários do funcionalismo municipal deveriam ser reajustados em 31,67% em janeiro deste ano.

A categoria reivindica reposição das perdas salariais dos últimos quatro anos em que não tiveram reajuste pela inflação, o que representa uma perda de 33,4%. Também querem o imediato pagamento das progressões 2014/2016, vale-alimentação compatível com o custo dos alimentos, plano de saúde adequado às necessidades da categoria e fim das privatizações, concessões e parceirização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Fonte: Sindiserf/RS
Foto: Divulgação