O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) esteve numa força tarefa pela aprovação da Lei Orçamentária de 2025 (LOA), no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde de ontem (17). A entidade se somou com diversas representações sindicais para pressionar os parlamentares gaúchos que ali passavam, antes de embarcarem para Brasília.
Para o secretário-geral do Sindiserf/RS, Walter Morales Aragão, a ação foi bastante oportuna e produtiva, já que a grande mídia tem abafado a questão do atraso do parlamento em votar a LOA. “Não divulgam a paralisia das políticas públicas de massa, prejudicadas pela restrição orçamentária que atinge a administração direta e as empresas públicas dependentes do Tesouro. Além do impedimento ao Executivo para cumprir os acordos salariais, feitos no ano passado, que prejudica demais os servidores em tempos de inflação reincidente.”
O dirigente contou que o ato no aeroporto também serviu para informar centenas de pessoas que não estavam a par do assunto, relativo aos impostos que pagam. “Isso é sindicalismo cidadão. Muitos não sabiam que o orçamento federal é de cerca de 4 trilhões de reais, que já poderiam estar ajudando o país inteiro, estados e municípios, como concordaram os prefeitos e vereadores que ali passaram”, relatou Walter.
Na atividade, foram distribuídos cerca de 500 panfletos do Sindiserf/RS.
O conjunto dos servidores seguem apreensivos, pois a data apontada para a votação, de 19 de março, empurra e adia o pagamento do funcionalismo ainda mais. Apesar de garantido o reatroativo a partir de janeiro, a categoria tem urgência.
Fonte: Sindiserf/RS
Fotos: Divulgação