Sindiserf/RS participa do Encontro Estadual das Mulheres Negras Gaúchas

postado em: Notícias | 0

Diretoras do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) participaram do Encontro Estadual das Mulheres Negras Gaúchas para a construção da “Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025 – Por Reparação e Bem Viver”. O evento reuniu cerca de 200 mulheres durante o sábado (11), no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA).

 

 

A secretária de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Vera Regina Gomes da Rosa destacou a ótima representatividade do evento, com a participação de mulheres de todas as regiões do estado e das mais diversas áreas de atuação. “Havia trabalhadoras da educação, saúde, cultura, iniciativa privada, sindicatárias, sindicalistas, mulheres com deficiências, quilombolas… Éramos quase duzentas mulheres, foi muito bonito”, contou ela que faz parte da coordenação nacional da Marcha.

O mote “Reparação e Bem Viver”, guiados pelos temas urgentes que afetam cotidianamente as mulheres negras gaúchas, como saúde, educação, alimentação, justiça climática, trabalho, emprego pautaram os debates da atividade. De acordo com a dirigente, desse Encontro foi elaborado um documento oficial com encaminhamentos e pautas das mulheres negras. “O objetivo é dar visibilidade para a luta e reivindicar o lugar, de fato, dessas mulheres”, enfatizou Vera.

 

 

Entre os principais pontos destacam-se, a paridade no mercado de trabalho, igualdade salarial, não a violência, demarcação das terras quilombolas, políticas públicas que garantam o acesso à saúde para as mulheres negras, respeito à política de cotas, entre outros. “Debatemos muito a dificuldade que as mulheres negras enfrentam para chegar nos espaços de gestão, por conta de também desempenharem as tarefas de cuidadoras, mãe e donas de casa”, refletiu Vera. Outro destaque feito pela dirigente é a importância da representatividade de mulheres negras nas três esferas de poder (municipal, estadual e federal), “pois tem um impacto importante na construção de políticas públicas e para à sociedade.”

 

 

Será realizado um encontro regional das mulheres do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no próximo dia 25. Outras atividades regionais e estaduais estão previstas até a realização da Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025, no dia 25 de novembro, em Brasília. “A ideia dos encontros é disseminar a Marcha para o maior número possível de mulheres, além de buscar recursos para o deslocamento e infraestrutura”, explicou Vera.

A secretária adjunta de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindiserf/RS, Valéria da Silva Amaral também participou do Encontro Estadual das Mulheres Negras Gaúchas.

 

 

Fonte: Sindiserf/RS
Fonte: Divulgação