Aplicativo de Concessão de Diárias e Passagens facilitará rotina de trabalho de servidores

postado em: Notícias | 0

A partir de agora, servidores públicos federais podem acompanhar, passo a passo, o processo de solicitação de suas viagens a serviço. Com o lançamento do aplicativo SCDP, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, é possível também verificar o status de viagens já realizadas.

A inovação, promovida pela Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI), reforça a transparência e a agilidade no processo de afastamento do servidor a serviço da Administração Pública Federal. O aplicativo SCDP estará disponível, em breve, para uso em dispositivos iOS e Android.

Ao utilizar o aplicativo, o servidor tem autonomia para visualizar o roteiro, a emissão de bilhetes, os arquivos relacionados ao afastamento, incluir novos documentos e se informar sobre as previsões de pagamento de diárias e devolução de valores. E, caso haja divergência de informações, solicitar a correção. Além disso, o servidor poderá, de imediato, anexar arquivos, bem como acompanhar a tramitação de sua viagem, esclarecer dúvidas e evitar o acúmulo de pendências.

Há ainda a economia de tempo ao processo, uma vez que o bilhete, ou qualquer informação sobre a viagem a serviço, não mais precisará ser encaminhado por e-mail ao servidor, já que tudo estará disponível na tela do celular. Isso gera economia também de suporte tecnológico porque reduz a necessidade de envio aos servidores de novos e-mails automáticos, com notificações do andamento da viagem.

Perspectivas futuras

Num segundo momento, pelo aplicativo, o próprio servidor poderá encaminhar a documentação de prestação de contas sobre a viagem a serviço. Além disso, será disponibilizado o módulo de aprovações, que trará economia de tempo às autoridades responsáveis por aprovarem as viagens ao trazer mobilidade e agilidade a esse trabalho, que poderá ser feito pelo celular.

Por fim, futuramente, pelo aplicativo, o próprio servidor poderá solicitar seu pedido de viagem, o que trará ainda mais agilidade ao processo.

 

Fonte: SouGov

Foto: Reprodução