Diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se reuniram com a Superintendência do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPEL), na manhã desta quarta-feira (6), na sede da direção do Hospital, em Pelotas. As demandas sobre a realidade de trabalho das empregadas e empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no HE, citadas no ofício enviado pela entidade no dia 29 de outubro, foram os assuntos da reunião.
A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch salientou que essas são as principais demandas dos trabalhadores que tem chegado ao Sindicato. “E são situações que acreditamos que podem ser equacionadas”, disse ela ao abrir a reunião.
Os acidentes de trabalho em relação ao transporte da caixa óbito e as orientações no GAS sobre férias, afastamentos e abonos foram os pontos iniciais da conversa.
O delegado regional do Sindiserf/RS e empregado do HE, Júlio César Araújo das Neves garantiu que é de conhecimento que há os meses nobres e que alguns empregados emendam férias e folgas. “É da gestão gerir isso, mas sobre aos abonos há reclamações de que os trabalhadores fazem os formulários de solicitação, não são respondidos, ou são respondidos no corredores e por whatsApp e não no processo do SEI como deve ser. E precisamos dessa formalidade”, alertou ele.
Em relação às folgas eleitorais, os sindicalistas destacaram que não é possível que os trabalhadores, convocados pela justiça eleitoral, sejam penalizados com hora negativa porque estavam prestando um serviço para o estado.
“A escala 12×60 foi uma demanda dos trabalhadores e sabemos dos problemas, mas precisamos de um feedback do setor que foi implantando e de como está a implementação da escala em outros setores”, solicitou Júlio, que por fim, reforçou a necessidade do HE orientar os trabalhadores para utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) quando precisarem se deslocar externamente pelas unidades do Hospital, nos dias de chuva.
Respostas: as representantes do HE se comprometeram com as demandas apresentadas. Sobre as caixas óbitos, informaram que já estão tratando com a prefeitura para as melhorias de infraestrutura, revitalização das rampas e mudanças das faixas nos locais de trânsito das caixas. Também garantiram que vão enviar documentos às chefias solicitando as respostas no SEI em GAS sobre férias, afastamentos e abonos e também, sobre o uso do EPIs nos dias de chuva.
A secretária de Administração do Sindicato, Vivian Petit e a assessora jurídica da entidade, Juliana Brandelero participaram da atividade. Agora, o Sindicato aguarda a formalização das respostas por parte da instituição de saúde.
Fonte: Sindiserf/RS
Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)