O Plenário Ulysses Guimarães na Câmara dos Deputados foi palco de uma sessão solene nessa terça-feira, 29, que marcou o Dia do Servidor Público celebrado ontem, 28. Solicitada pelos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA), Chico Alencar (PSOL-RJ), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Gilvan Maximo (REPUBLIC-DF), Glauber Braga (PSOL-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Túlio Gadêlha (REDE-PE), a sessão solene contou com presença de servidores que levaram mensagem por valorização, reconhecimento, investimento e fortalecimento das políticas públicas no Brasil.
Representando o Fonasefe, fórum que reúne o conjunto de entidades representantivas de servidores públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o país, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, destacou a importância da solenidade.
Sérgio destacou os impactos profundos de uma política de desmonte do Estado que afetam diretamente não só os servidores, mas os serviços prestados à população. “Sabemos que não há democracia sem serviços públicos, e serviços públicos sem servidores. São os servidores os protagonistas da promoção da cidadania e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, pontuou.
A luta contínua em defesa dos servidores e serviços públicos foi reafirmada sem deixar de mencionar que o ataque que servidores e empregados públicos sofrem é fomentado por aqueles que se beneficiam com privatizações. “Neste Dia do Servidor Público, homenageamos todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras que, mesmo diante das adversidades, seguem firmes e comprometidos em suas funções. Reafirmamos a importância de estarmos juntos, buscando a melhoria das condições de trabalho, a defesa dos direitos contra todo e qualquer retrocesso e a valorização isonômica dos servidores — sejam eles ativos, aposentados, pensionistas ou anistiados”, reforçou o secretário-geral.
Confira a íntegra da sessão solene que marcou o Dia do Servidor:
Fonte: Condsef/Fenadsef
Foto: Cristiano Porfírio/Sindsep-DF