Nessa segunda-feira, 21, entidades filiadas à Condsef/Fenadsef realizaram atividades em defesa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) marcando os 115 anos desse órgão centenário que vem sofrendo com o desmonte, o sucateamento e a falta de investimentos públicos.
No Ceará, os servidores foram para a frente da sede administrativa do órgão que fica em Fortaleza. Em Pernambuco, os servidores protestaram com faixas chamando atenção do presidente Lula para a situação do Dnocs. A reestruturação do órgão e a realização de concursos são duas das reivindicações centrais da categoria.
Um dos pilares do desenvolvimento hídrico do Nordeste e a mais antiga instituição federal com atuação na região, o Dnocs pede socorro. Depois de anos de esquecimento, o órgão enfrenta uma grande crise estrutural que ameaça a sua sobrevivência.
Enfrentamento de impactos das mudanças climáticas
Vale destacar que o Dnocs é um órgão federal com papel crucial de enfrentamento nos impactos das mudanças climáticas, que têm atingido fortemente o planeta terra nos últimos anos.
O Dnocs tem por finalidade executar políticas do governo no que se refere ao combate à desertificação, com beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações, irrigação, radicação da população em comunidades de irrigantes, sendo esse um processo crucial para estabelecer pessoas de forma permanente em áreas que dependem da irrigação para a agricultura.
Além disso, ainda atua nos campos do saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os municípios, possuindo grande atuação na região do semiárido de todo o Nordeste e do norte de Minas Gerais.
Desde a sua fundação, o Dnocs foi responsável pela implementação de grandes projetos de infraestrutura hídrica, incluindo a construção de centenas de barragens, açudes e sistemas de irrigação.
Fonte: Condsef/Fenadsef com Sindsep-PE e Sintsef-CE
Foto: Sindsep-PE