Sindiserf/RS se reúne com servidores de Canguçu e região

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) esteve em Canguçu, na manhã desta terça-feira (20), conversando com os servidores da região. O encontro ocorreu na Escola Técnica de Canguçu.

 

 

A secretária-geral do Sindicato, Eleandra Raquel da Silva Koch destacou a luta contra a reforma administrativa, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32), do governo de Jair Bolsonaro (PL). “Ainda temos essa espada apontada para as nossas carreiras, porque ela está pronta para ser votada e precisamos barrar essa destruição que representa o fim do serviço público. Essa PEC só não foi à votação, até agora, por conta da mobilização e união dos servidores das três esferas”, recordou.

Ao relatar as negociações com o governo e os acordos específicos já fechados, Eleandra destacou que os servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), Carreira da Previdência Saúde e Trabalho (CPST), do Planos Especiais de Cargos (PECs) e dos Planos Correlatos garantiram 9% em janeiro de 2025 e em 5% em maio de 2026.

 

 

“Achamos um erro não termos reajuste em 2024. E sabemos que o índice é muito aquém do que esperávamos e para recuperar as nossas perdas, mas é o que foi possível”, disse. A dirigente enfatizou que a posição do Sindicato e da Condsef/Fenadsef é não fechar acordos sem a inclusão dos aposentados e pensionistas.

Outro assunto debatido na reunião foi a PEC 101/19, de autoria do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO). O objetivo é reparar as consequências da intoxicação, ao garantir plano de saúde aos servidores da ex-Sucam, admitidos até 31 de dezembro de 1988, e que tiveram contato com produtos tóxicos (Dicloro Difenil Tricloroetano – DDT e o BenzeneHexachoride – BHC) no combate e controle de endemias.

 

 

“Sabemos que a realidade de muitos servidores, aposentados e pensionistas é bastante complicada devido aos gastos com o plano de saúde”, disse a secretária de Administração e Patrimônio do Sindiserf/RS, Vivian Petit.

A assessora jurídica do Sindicato, Inajara Sonnemann Barbosa participou da reunião e esclareceu diversas dúvidas dos presentes. Ela também abordou as ações possíveis de ajuizamento, como a GACEN da integralidade dos aposentados e o Pasep.

Acompanhando a agenda, o secretário de Cultura da CUT-RS, Paulo Farias divulgou as caravanas que a CUT-RS está realizando na região. “Criamos uma carta compromissos com as nossas pautas, pois sem mobilização não há conquistas”, declarou ele.

Por fim, as parcerias do Sindiserf/RS que beneficiam os associados e que há vários, já firmados, na região foram divulgados. O Sindicato pretende ampliar essas parcerias com estabelecimentos de Canguçu.

 

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Renata Machado