No RS, servidores do DNIT rejeitam a proposta do governo

postado em: Notícias | 0

As servidoras e servidores vinculados à carreira da Área da Infraestrutura/Carreiras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no RS, rejeitaram a proposta do governo. A decisão ocorreu durante assembleia geral extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (15), de maneira híbrida. A atividade foi convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do Rio Grande do Sul (Sindiserf/RS).

A proposta recusada foi apresentada pelo Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), na Mesa Específica e Temporária de Negociação, realizada no dia 8 de agosto. Confira aqui. Os participantes criticaram o conteúdo desta que é a segunda proposta apresentada pelo governo.

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch abriu a assembleia com um relato do andamento das negociações, das carreiras que já fecharam os acordos e o que está em processo de fechamento. “Não tivemos aumento em 2024 e consideramos isso um erro, pois achata nossos salários e amplia as perdas”, disse ela ao enfatizar que “não é possível debater as carreiras sem considerar a conjuntura que está colocada.”

A dirigente também destacou o prazo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é 31 de agosto. “O que entrar, estará garantido no orçamento de 2025, o que ficar fora, será debatido no ano que vem. Precisamos fazer essa disputa com a política macroeconômica”, ponderou ela.

A secretária dos Aposentados e Pensionistas do Sindiserf/RS e servidora aposentada do DNIT, Zaida Haack Bastos não escondeu a decepção com o governo. “Infelizmente, são muitos anos aguardando reconhecimento e o governo apresenta essa proposta pífia”, declarou.

Com a rejeição da proposta, os servidores debateram maneiras de mobilização para pressionar o governo. O resultado da assembleia do RS será encaminhado para a Condsef/Fenadsef, que aguarda a decisão da categoria de todo o Brasil.

Fonte: Sindiserf/RS

Fotos: Renata Machado