Na manhã desta segunda-feira (12), as servidoras e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no RS decidiram encerrar a greve, durante assembleia híbrida convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS). A paralisação pela retomada da mesa específica de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), havia iniciado em 1º de julho.
O secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindiserf/RS, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos e servidor do Ibama lembrou que na assembleia realizada dia 8, a categoria aprovou a contraproposta do governo. “Com isso, o entendimento da maioria é que a greve também tinha que ser encerrada. Até porque foi uma proposta muito rebaixada e que quebra um acordo feito pelo próprio governo”, lamenta ele ao se referir que os trabalhadores do Plano Especial de Cargos do MMA e Ibama (PECMA) perderam o espelhamento salarial com as Carreiras.
“Tentamos manter a greve até a assinatura do acordo, mas não foi possível. Agora o foco é retomarmos o debate sobre a reestruturação das nossas carreiras e por valorização, para quem sabe em 2027 a gente conquistar alguma coisa”, refletiu Joelsio.
Os servidores da área ambiental são responsáveis por 336 unidades de conservação, ou seja, de mais de 1,7 milhões de quilômetros quadrados de áreas protegidas, patrimônio do povo brasileiro. Também realizam o monitoramento da biodiversidade, elaboração e coordenação de políticas públicas e pesquisas ambientais, subsidiando ações como licenciamento e criação de áreas protegidas federais, entre outras ações.
A categoria enfrentou a arbitrariedade da justiça e do governo, pois no dia 4 de julho, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou retorno de 100% das atividades consideradas essenciais pela justiça, sob pena de multa de R$ 200 mil por dia em caso de descumprimento.
Apesar da paralisação não afetar setores estratégicos, a exemplo do combate ao fogo com 100% de atividades mantidas, a decisão judicial foi cumprida pelos servidores.
Fonte: Sindiserf/RS
Foto: Divulgação/Ibama