Estratégias de mobilização, lembranças e confraternização marcaram o encontro
As servidoras e servidores aposentados e pensionistas do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se reuniram na tarde de sexta-feira (2), no auditório da entidade. A Campanha Salarial 2024 e informes jurídicos foram a pauta do encontro.
“Nós, aposentados, sabemos da importância do Sindicato para os servidores que já não estão mais ativos. Muito provavelmente, já precisamos do Sindiserf/RS”, afirmou a secretária dos Aposentados e Pensionistas do Sindiserf/RS, Zaida Haack Bastos ao falar que muitos jovens, ao ingressarem no serviço não tem interesse no movimento sindical.
A dirigente falou das despesas que aumentam para os aposentados e pensionistas com o passar dos anos, como os gastos com planos de saúde e medicamentos. “Estamos vivos e temos aspirações. Por isso, é muito importante a presença de todos aqui, para nos fortalecemos enquanto trabalhadores que se dedicaram por anos ao serviço público brasileiro e estamos insatisfeitos com a nossa realidade”, afirmou Zaida.
Para o secretário-geral adjunto do Sindicato e servidor aposentado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), José Mário Amaral Virué, é muito importante que servidores ativos chamem os aposentados para a luta. “Estamos aposentados do serviço, não da vida. Não podemos ficar em casa esperando que outros lutam por nós. Precisamos integrar as mobilizações para ter um mínimo de avanço”, disse.
Diversos participantes da reunião deram depoimentos relatando como eram as negociações com o governo e as mobilizações em décadas anteriores, quando o número de trabalhadores no quadro do funcionalismo era maior. Eles também pensaram e discutiram estratégias de luta para conquistar avanços com a conjuntura atual.
O assessor jurídico do Sindiserf/RS, Marcelo Garcia Cunha fez considerações acerca de processos judiciais são de interesses dos aposentados e pensionistas. O advogado também elencou conquistas que os servidores públicos alcançaram desde a criação da Constituição Federal, em 1988. Porém, falou acerca das dificuldades atuais com o Congresso e o Judiciário que aprovam “deformas” administrativas. “Passamos anos sem nenhum tipo de diálogo com o governo. Por isso, esse momento de debate e negociação é crucial”, alertou ele.
Ao finalizar a atividade, a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch enfatizou que tanto o Sindicato como a Condsef/Fenadsef tem o compromisso de não fechar acordos com o governo sem que os aposentados e pensionistas estejam incluídos. “Isso é fundamental para nós. Lutamos e defendemos a valorização dos servidores aposentados”, afirmou.
Essa foi a primeira reunião dos Aposentados e Pensionistas que ocorreu na nova sede do Sindicato, por conta disso foi servido um pequeno coquetel aos participantes.
Fonte: Sindiserf/RS
Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)