No RS, servidores da área ambiental vão definir rumos na greve no dia 18

Nova assembleia será realizada na quinta, às 14h

As servidoras e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no RS reunidos na tarde desta segunda-feira (15), optaram por deliberar sobre os rumos da greve na quinta-feira (18), às 14h. Os trabalhadores estão em assembleia permanente convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS).

A escolha é por conta da audiência de conciliação com o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que determinou que os órgãos públicos se manifestem sobre a retomada das negociações junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e estabeleceu esta quarta (17) como data para início da construção de um entendimento entre categoria e direção do Ibama e ICMBio sobre serviços essenciais.

O secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos contou como foi essa semana, após a decisão judicial que determinou retorno de 100% das atividades consideradas essenciais. “Todos os estados seguem mobilizados e tem um pessoal trabalhando forte na construção de uma nova contraproposta. Sabemos que a justiça foi arbitrária e prejudicou o movimento, ainda assim, esperamos sair vitoriosos”, declarou ele que é servidor do Ibama.

Na abertura da assembleia, a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch destacou a importância de a categoria manter a mobilização e debater os rumos da greve. “É um movimento nacional que teve o direito de greve atingido, por isso é importante nos mantermos mobilizados para pressionar o governo”, disse.

O assessor jurídico do Sindicato, Marcelo Garcia Cunha participou da assembleia e fez considerações sobre a dificuldade da justiça em definir os serviços essenciais, conforme solicitado pela categoria. Ele também explicou os ritos necessários para a suspensão da greve.

Fotos: Renata Machado