Servidores do Incra aprovam contraproposta da Condsef/Fenadsed

O objetivo é reabrir as negociações e apresentar a contraproposta ao governo

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (15), as servidoras e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aprovaram a contraproposta, elaborada pela Condsef/Fenadsef. A atividade ocorreu na sede do órgão, em Porto Alegre, e foi convocada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS).

A nova contraproposta foi elaborada pela Condsef/Fenadsef, com apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), baseada nas carreiras da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a mesma proposta foi apresentada pelo governo aos servidores agrônomos. “É muito aquém do que achamos necessário para a valorização das nossas carreiras, lamentamos muito que não conseguimos avançar mais nas negociações com o governo, mas há avanços no que elaboramos”, declarou a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch.

A dirigente lembrou que a proposta apresentada pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em 24 de junho, foi recusada em todas as assembleias realizadas. “E desde o dia 24, a situação macroeconômica piorou, por conta da alta da inflação dos Estados Unidos. Isso acaba refletindo no orçamento, além do terror fiscal que está posto com os gatilhos do arcabouço”, ponderou Eleandra, que também lamentou o que chamou de “elitização do serviço público”, por conta da política de governo que prioriza os servidores de nível superior, aumentando a diferença entre esses e os de nível intermediário.

Há meses, os servidores estão mobilizados pela reestruturação das carreiras, reposição das perdas inflacionárias, fortalecimento do órgão e promoção de políticas públicas. A elaboração e estratégias de mobilização também foram debatidas. Uma nova atividade ficou agendada para a próxima segunda-feira (22), às 10h.

Fotos: Renata Machado