No RS, servidores se reuniram na sede dos órgãos em Porto Alegre
Hoje (1º), iniciou a greve das servidoras e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) estiveram na sede dos órgãos, nesta manhã, apoiando os trabalhadores.
A paralisação nacional tem como objetivo forçar a reabertura e avanço das negociações com Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Uma das reivindicações dos servidores é a equiparação salarial com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
De acordo com o secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos a ideia é os servidores se reunirem todas as manhãs, na sede. “Começamos o movimento hoje, no final do dia o comando de greve se reunirá e teremos uma avaliação de como foi esse início. Também pretendemos tirar um calendário de atividades”, conta ele, que é servidor do Ibama.
A decisão ocorreu durante assembleia virtual realizada hoje (24), convocada conjuntamente pelo Sindicato e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA (Asibama).
Fonte: Sindiserf/RS
Foto: Renata Machado (Sindiserf/RS)