No RS, Dia Nacional de Luta terá mobilização nos órgãos e delegacias do Sindiserf/RS

Nesta quarta-feira (3), será Dia Nacional de Luta das servidoras e servidores públicos federais em todo o Brasil por um reajuste salarial digno e valorização das carreiras. A data é chamada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Condsef/Fenadsef faz parte. Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) reafirmou a proposta do governo de reajuste 0% para 2024. No Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) irá se mobilizar junto à categoria nos órgãos e delegacias da entidade no interior.

Na capital, as atividades iniciam às 9h com os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); após, às 10h30 ocorre a mobilização no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio).

Na parte da tarde, servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizam a agenda às 13h30 e às 15h30, a atividade no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encerra o dia de luta. Em Santa Maria, a mobilização será às 16h, na delegacia do Sindiserf/RS (Av. Rio Branco 601, 2º andar, sala B, Centro).

“Não tem como aceitar reajuste de 0%”, afirma a secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch. Ela destaca o aumento da arrecadação nas contas da União, “porém não é possível que esse superávit seja conquistado onerando e arrochando os servidores públicos federais”, disse.

O Fonasefe enviou ofício ao MGI solicitando o adiantamento da reunião da MNNP. Na última reunião com a bancada sindical, em 28 de fevereiro, o MGI informou que não havia nenhum avanço a partir da proposta apresentada ano passado que prevê reajuste apenas em 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%).

Mobilização – o calendário de atividades da Condsef/Fenadsef ainda prevê ações entre os dias 16 e 18 de abril com realização de audiência pública na Câmara dos Deputados e pressão para que o MGI atenda a categoria neste período.

Arte: Sérgio Trentini