Em meio a uma forte mobilização nacional, as servidoras e os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) irão realizar uma vigília nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, na sede dos órgãos (Av. Loureiro da Silva, 515 – Centro Histórico, Porto Alegre). A atividade acontece na data da reunião da mesa setorial de negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A categoria está mobilizada pela reestruturação das carreiras, reposição das perdas inflacionárias, fortalecimento do Incra e MDA e promoção de políticas públicas. Nas últimas semanas foram realizados atos em diversos estados e o objetivo é fortalecer a união e a luta dos servidores para pressionar o governo.
A vigília foi um dos encaminhamentos da mobilização realizada pelos servidores, na segunda-feira (11). Além da atividade, foi definido que os trabalhadores vão intensificar o debate com os parlamentares em apoio à reestruturação do Incra e buscar uma agenda de apoio à reestruturação do órgão junto ao MST.
O Incra foi um dos órgãos que mais sofreu com o sucateamento nos governos de Michel Temer (MDB) e de Jair Bolsonaro (PL), devido ao desinteresse de ambos em promover a reforma agrária no país. Houve corte de recursos, os concursos públicos foram suspensos e foram promovidas políticas para facilitar a grilagem de terra. A proposta de reestruturação da carreira do Incra já foi encaminhada ao MGI, no dia 30 de outubro.
As atividades em Porto Alegre são convocadas pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) e Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA).
Fonte: Sindiserf/RS
Arte: Sérgio Trentini (Sindiserf/RS)
Foto: Divulgação