Negociações entre empregados e Ebserh começam. Atual ACT é prorrogado por até 60 dias

postado em: Notícias | 0

Com um calendário de reuniões definido até o dia 27 de março, começaram ontem (19), as negociações entre empregados e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. Além de definir a extensão do ACT por até 60 dias, a reunião tratou de situações relativas a férias dos empregados.

Os trabalhadores e trabalhadoras devem estar atentos, pois a extensão de todos os benefícios está garantida em lei. A mobilização e unidade serão fundamentais nesse processo para que avanços possam ser conquistados e contemplem os quase 50 mil empregados e empregadas da Ebserh em todo o Brasil.

O secretário de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Jaques Boeno é integrante da mesa de negociação e contou que na reunião foi superada a pauta referente as férias. “Tratamos do recebimento, dos períodos e restituições, em algumas coisas já fomos atendidos e outras questões, a empresa pediu um tempo para analisar e nos dar retorno na próxima reunião.”

A disposição para o diálogo foi confirmada tanto pela bancada sindical, quanto pelos representantes da direção da empresa. “A reunião teve um clima de cordialidade e diálogo franco.  Solicitamos à empresa que as decisões tomadas nos encontros fossem repassadas para todos os hospitais, pois há diferença entre o que é definido na reunião e o que a prática da gestão dos hospitais”, disse.

Jaques informou que a mesa do ACT decidiu construir um comitê de mobilização nacional com os empregados da Ebserh, que deve se reunir antes e depois das reuniões de negociações. “O objetivo é melhorar a comunicação e a nossa mobilização, dando os informes e direcionamento para a categoria.”

As próximas reuniões estão confirmadas para o dia 28 e devem discutir assédio e políticas afirmativas, saúde e segurança no trabalho e compensação de jornada, além de seguir o debate sobre férias. No dia 29 estão previstos na mesa os temas ‘jornada especial e intervalo’.

 

 

Lives vão reforçar informações

Como nos anos anteriores, a Condsef/Fenadsef deverá promover lives com seus representantes da comissão de empregados e empregadas da Ebserh. Fiquem atentos à divulgação dos calendários. Vale reforçar que a participação ativa em assembleias por local de trabalho também é crucial. A categoria deve seguir atenta. Todo o processo será divulgado em nosso site e nossas redes sociais.

O dia 1º de março marca a data base da categoria. Como no ano passado, a pergunta da campanha salarial dos trabalhadores da Ebserh segue valendo: Quer mudar algo? Venha pra luta!

 

>> Confira a íntegra do relatório da reunião desta segunda-feira, 19

 

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Condsef/Fenadsef

Foto: Reprodução/DR