No Dia da Consciência Negra, Marcha Zumbi Dandara volta às ruas de Porto Alegre

A Marcha Independente Zumbi Dandara vai tomar novamente as ruas de Porto Alegre, nesta segunda-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A concentração terá início às 17h, na Esquina Democrática. A caminhada acontece, às 19h, e seguirá até o Largo Zumbi dos Palmares.

Organizada pelo movimento negro e de combate ao racismo, com o apoio da CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda, o tema da marcha deste ano é “Poder para o povo preto, por nossa identidade gaúcha e pelo direito à cidade”.

A manifestação faz parte da programação do “Novembro Antirracista Unificado 2023”, aberto oficialmente no último dia 6, com a homenagem ao Bará do Mercado Público, no centro da capital gaúcha.

Combate ao racismo estrutural

A secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Isis Garcia, afirma que “o Dia da Consciência Negra é um dia de mostrar para Porto Alegre que a população negra está comprometida e quer avanços, para que, de fato, tenhamos um mundo mais solidário, com mais respeito e que todos possamos ter uma vida digna e com paz”.

Ela lembra que os atuais governos estadual e municipal não promoveram nenhuma política de inclusão do povo negro, ou de combate ao racismo estrutural na sociedade. herdado dos mais de 300 anos de escravidão. “Sabemos que esses governos que estão aí não olham para a população negra, querem só o nosso voto, mas não cuidam da gente e nem respeitam nossa ancestralidade”, denuncia a dirigente sindical.

“Por isso, novembro é o mês para refletir sobre o racismo na nossa sociedade e aqui na CUT-RS nós vamos estender a programação até dezembro, porque a questão antirracista tem que ser tratada durante o ano todo”, ressalta Isis.

Isis-6

Luta pela igualdade racial

Além da marcha, diversas atividades foram construídas pelo Coletivo de Combate ao Racismo da CUT-RS, ao longo deste mês, com foco na conscientização sobre a importância da igualdade racial e o enfrentamento às desigualdades que ainda persistem no mercado de trabalho.

Entre as atividades que estão sendo realizadas por sindicatos e federações, destacam-se palestras, debates e workshops que abordam temas como inclusão, diversidade e combate ao racismo estrutural.

Isis destaca que “as entidades filiadas à CUT estão comprometidas em fomentar a inclusão e a equidade, promovendo um ambiente mais justo e diversificado para as trabalhadoras e os trabalhadores. Essas atividades refletem o compromisso em lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, onde a valorização da diversidade é parte integrante de sua missão”.

Fonte: CUT-RS

Artes: Reprodução