Dia da servidora e servidor público é celebrado neste sábado, categoria enfrenta diversos desafios

Neste sábado (28), o Brasil celebra o Dia da Servidora e do Servidor Público. A categoria, que é fundamental para o fortalecimento da democracia e soberania de um país, enfrenta diversos desafios. As negociações salariais, a instalação das mesas setoriais, a ameaça permanente da reforma administrativa, a luta pela data base e por valorização são algumas das batalhas travadas pelo funcionalismo brasileiro.

Por isso, a secretária geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), Eleandra Raquel da Silva Koch, destaca que o 28 de outubro é um dia de luta e resistência em defesa de um Serviço Público de qualidade, com um papel social a cumprir. “Parabéns a nós, servidoras e servidores públicos que fizemos de nosso trabalho uma missão em defesa de políticas públicas e direitos essenciais à população”, declara ela.

Atualmente, preocupados com a falta de celeridade na condução das mesas setoriais e também na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), os servidores reforçam o processo de mobilização em busca de avanços. Para isso, uma nova jornada de mobilização está marcada para os dias 7 e 8 de novembro.

“Para defender o serviço público é necessário valorizar as nossas carreiras. Por isso, seguimos em luta para que seja garantido que estejamos no Orçamento de 2024. É nítido que 9% conquistado em abril foi importante, mas era emergencial e nossas perdas são muito maiores”, garante Eleandra.

Números

De acordo com dados do Ministério da Economia, há 15 anos, a União contava com 562 mil pessoas na força de trabalho. De lá para cá, o número subiu por oito anos consecutivos, até iniciar uma sequência de quedas. Em 2020, o número de novos servidores federais foi o menor em 20 anos.

Dados da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o envelhecimento da população previsto para os próximos anos, a demanda de profissionais na rede pública federal pode chegar a 655 mil em 2050, 17% superior ao contingente em atividade hoje.

Atualmente, existem cerca de 560 mil servidores em atividade, o contingente é o mais baixo desde 2011.

Representação

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) criada em 1990 é a representação da categoria no Brasil. Com sindicatos gerais na sua base de sustentação, a Condsef é construída num modelo organizativo de participação coletiva onde a crença na unidade e mobilização são fundamentais para dar força ao projeto de defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros.

Representação no RS

Os servidores federais, dos ministérios, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista no Rio Grande do Sul, são representados pelo Sindiserf/RS que este ano celebra 35 anos.

A fundação no dia 29 de novembro de 1988, no auditório da Delegacia Regional do Trabalho, foi respaldada pela Assembleia Geral dos servidores federais, convocada em edital publicado em um jornal de grande circulação, na edição do dia 24 de novembro de 1988. O direito de sindicalização dos servidores foi conquistado através da Constituição de 1988.