Confira alguns esclarecimentos sobre o aumento na contrapartida dos planos de saúde que é uma das pautas prioritárias e está na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). A negociação que envolve a contrapartida dos planos de saúde não está afetada por nenhuma trava pré-existente na PLDO, caso do auxílio-alimentação e pré-escolar.
Portanto, essa pauta, que é uma das pautas prioritárias da Campanha Salarial 2024, está na MNNP e foi apresentada ao governo proposta para que aumente o percentual da contrapartida.
Hoje, servidores arcam com a maior parte do valor podendo ultrapassar 80%, enquanto governo arca com restante. Os sucessivos aumentos, a mudança de faixa etária, entre outros fatores, provocaram uma evasão de mais de 300 mil servidores e seus dependentes de planos de saúde.
A proposta é para que, no mínimo, esse valor seja equiparado. Como as demais pautas e demandas urgentes apresentadas ao governo, o avanço de todas essas reivindicações só será possível com mobilização e unidade.
É importante que a categoria siga fortalecendo os debates e continue se informando. A história sempre nos mostrou que só com muita luta e mobilização é possível buscar e conquistar a valorização e o reconhecimento de nossos direitos.
Fonte: Condsef/Fenadsef
Foto: iStock