No Dia Nacional de Luta dos servidores federais, Sindiserf/RS mobiliza categoria nos órgãos

No Dia Nacional de Luta dos servidores públicos federais realizado nesta terça-feira (3), diretoras e diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) mobilizaram a categoria que está em luta para garantir do governo um orçamento justo que possibilite um reajuste salarial digno. Em Porto Alegre aconteceu mobilização na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio).

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch deu informes sobre as mesas setoriais e contou que a Condsef/Fenadsef solicitou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) uma análise aprofundada do orçamento. “Esperamos que o governo tenha compromisso com as nossas carreiras e considere os anos de arrocho salarial. Precisamos procurar saídas, já queríamos ter resolvido isso com o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o que não foi possível, então vamos fazer a luta”, declarou Eleandra.

Foi informado, ainda, que a Condsef/Fenadsef enviou um ofício ao Mistério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no último dia 20, solicitando uma reunião urgente. Na pauta está o debate sobre reforma do Estado, concursos públicos e diretrizes para planos de carreira.

A dirigente afirmou também que a mobilização contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, da reforma administrativa, deve ser intensificada. “O governo é contrário à PEC, o que nos ajuda, mas gostaríamos que isso ficasse mais nítido. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) está sempre nos ameaçando de levar a proposta à votação, mesmo ele não tendo maioria”, ponderou ela.

Nas atividades, o Sindiserf/RS distribuiu o último panfleto sobre a reforma administrativa. Elaborado pela D3 Publicidade e Propaganda, o material reforça a importância de combater a PEC e apresenta diversos pontos que desmistificam as mentiras contadas pelos defensores da reforma da proposta.

O secretário-geral adjunto do Sindicato, José Mário Amaral Virué também destacou que é importante o governo agir, porque corre o risco de a reforma administrativa ser implementada, por outros mecanismos, sem ir à votação. “Essa luta tem que ser unificada, das três esferas, pois atinge a todos os servidores.”

Unidade

Prestando apoio ao ato do Sindiserf/RS, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe/RS) participaram da atividade na sede do Incra, Mapa e MDA. O diretor do Sintrajufe/RS e da CUT-RS, Marcelo Carlini, salientou a realização do ato em Brasília, ontem pela manhã. Sobre a PEC 32, ele disse que “o Lira ameaça, ameaça, mas tem a maioria na mão. E, não há outra saída senão fazer mobilização na base.”

Para ele, toda a mudança administrativa que o governo pretende fazer, deveria ser debatida com os servidores. “O problema é que as mudanças devem ser discutidas conosco e não a categoria saber pela imprensa.”

Calendário – Ao longo desta semana, várias atividades reforçam o processo de mobilização dos servidores pela inclusão das servidoras e servidores federais na LOA 2024, arquivamento da PEC 32 e em defesa dos Serviços Públicos.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)