Em entrevista, ministra da Gestão fala sobre pautas de interesse dos servidores. Confira

Nesta quinta-feira, 28, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, falou sobre temas de interesse dos servidores em entrevista ao “Rumos do Brasil”, uma série realizada pelo JOTA em parceria com o XVV Advogados. Ao longo de mais de uma hora, a ministra falou desde reforma Administrativa até se haverá espaço no orçamento para a concessão de reajuste aos servidores em 2024. Com a hashtag #NegociaMinistraEsther, servidores participaram ao vivo no chat. Confira a íntegra.

Apesar do reconhecimento de que é preciso avançar e garantir mais e melhores serviços públicos à população, o governo ainda não apresentou propostas efetivas de como esses avanços devem acontecer. Até o momento, o MGI informou que o governo tem R$1,5 bilhão reservado no orçamento para atendimento de toda a pauta apresentada pelo funcionalismo. Na prática, o valor não representa sequer 1% de recomposição num cenário onde as perdas salariais acumuladas nos últimos anos ultrapassam 30% para a maioria dos servidores.

Nem na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), nem nas mesas setoriais que começaram a ser instaladas, surgiram propostas capazes de atender as reivindicações mais urgentes apresentadas pelos servidores. “Levando em consideração que apareceram R$300 bilhões para a turma do agronegócio não é possível aceitar que para recompor os serviços públicos o governo apresente um orçamento tão insuficiente. Nós lutamos muito para mudar o cenário político brasileiro, mas as políticas públicas não irão avançar com essa proposta”, destacou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva. “Devemos ficar atentos e vamos construir um calendário de mobilização. O momento é de mobilizar para disputar o orçamento”, defendeu.

2 a 7 de outubro tem semana de mobilização

Na próxima semana, a categoria promove uma série de atividades de mobilização que terá como destaque um Dia Nacional de Luta na terça-feira, 3 de outubro. Ao longo da próxima semana, entre os dias 2 e 7, várias atividades vão reforçar o processo de mobilização dos servidores pela inclusão das servidoras e servidores federais na LOA 2024, arquivamento da PEC 32 e em defesa dos Serviços Públicos.

Na segunda, 2, haverá pressão aos parlamentares, além de uma live que vai debater o impacto do Arcabouço Fiscal nas política sociais e na valorização dos servidores e serviços públicos. No dia 4 tem vigília em frente ao MGI pela inclusão dos servidores no orçamento. No sábado, 7, está prevista uma nova plenária presencial dos servidores federais em Brasília onde estará em debate a possibilidade de greve no setor para buscar atendimento das pautas de reivindicação que ainda não avançaram.

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: Reprodução/YouTube JOTA