CUT-RS dialoga com sindicatos do Vale do Taquari sobre destinação das doações

A CUT-RS realizou uma reunião na quinta-feira (21), na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Encantado, dialogando com dirigentes sindicais no Vale do Taquari sobre a melhor destinação das doações da campanha de solidariedade às vítimas das enchentes durante a passagem do ciclone extratropical no início de setembro.

O encontro contou com a participação dos sindicatos de trabalhadores na Alimentação de Encantado, Roca Sales e Lajeado, do 8° Núcleo do CPERS, do Sindiágua-RS e da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do RS.

O último balanço divulgado da Defesa Civil do RS registra 49 mortes e 10 desaparecidos no RS. São 106 municípios afetados.

As mortes ocorreram em Bom Retiro do Sul (1), Colinas (2), Cruzeiro do Sul (5), Encantado (1), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Imigrante (1), Lajeado (3), Mato Castelhano (1), Muçum (16), Passo Fundo (1), Roca Sales (12), Santa Tereza (1) e São Valentim do Sul (1).

Doações para ajudar quem mais precisa

Pela CUT-RS, estiveram presentes o presidente Amarildo Cenci, o secretário de Administração e Finanças, Antônio Güntzel, e a diretora executiva eleita Ivoni Rufino. Eles apresentaram um relatório do que já foi arrecadado até agora e propuseram aos sindicatos da região para debater como utilizar e onde aplicar os recursos das doações da campanha de solidariedade, que continua sem data prevista para encerramento.

“A campanha é da CUT-RS e dos sindicatos filiados, mas serão os sindicatos do Vale do Taquari que irão definir o destino das doações, para que os valores arrecadados sejam destinados aos trabalhadores mais atingidos pela enchente”, defendeu Amarildo.

Para ele, são os sindicatos da região que conhecem melhor a realidade, as trabalhadoras e os trabalhadores mais afetados pela enchente. “Nós queremos muito ajudar, mas são vocês, dirigentes sindicais da região, que podem nos apontar os mais necessitados e os itens de maior prioridade para quem está na batalha de reconstruir a sua vida.”

De acordo com o presidente da CUT-RS, é urgente também pensar uma política habitacional emergencial para cada município atingido pelas enchentes. “Nós levamos essa questão até o vice-presidente Geraldo Alckmin e as autoridades, durante a reunião no último dia 10 de setembro, em Lajeado”, destacou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do RS, Paulo Madeira, defendeu que os recursos sejam investidos na compra de móveis e eletrodomésticos de maior necessidade. “O trabalhador precisa agora de um fogão para fazer a sua comida e uma cama para ter onde deitar. Temos que pensar nos itens mais necessários”, argumentou.

Muitos trabalhadores perderam tudo

A diretora do 8º Núcleo do CPERS, com sede em Estrela, Eloede Conzatti relatou que a entidade segue fazendo um levantamento das professoras e dos professores que foram atingidos. Até agora, 24 profissionais da educação tiveram prejuízos com a enchente. “Vamos conversar para ver o que eles estão precisando de mais urgente para reconstruir as suas vidas”, disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Roca Sales, André Gosmann, informou que até agora foram contabilizados 60 trabalhadores que perderam praticamente tudo.

“Nosso sindicato não existe mais, uma escola caiu por cima de tudo. Temos funcionários sendo demitidos e 60 trabalhadores perderam tudo e estão precisando de móveis, geladeira e fogão, por exemplo, mas não têm onde morar ainda”, contou.

André ressaltou que a sua casa, onde mora com o filho, ficou completamente alagada. Ele foi um dos que perderam todos os móveis diante da força da água do rio e busca reformar a residência, enquanto utiliza um dos quartos para guardar os colchões doados e distribuir aos trabalhadores que necessitam.

O diretor regional do Sindiágua-RS, André Zarpelon, apontou que até agora sete trabalhadores da Corsan foram atingidos e que três perderam tudo.

Roca Sales

Após a reunião, os dirigentes da CUT-RS foram até Roca Sales, uma das cidades mais afetadas, conhecendo de perto a destruição da enchente.

“O quadro que nós vimos é pior do que aquilo que a gente vê pela imprensa. Então continuamos com o pedido de apoio para intensificar a campanha de solidariedade da CUT-RS e das entidades sindicais, para a gente possa levar alento aos trabalhadores atingidos pela enchente”, disse o secretário de Administração e Finanças da CUT-RS.

Antônio salientou que é necessário continuar sensibilizando a sociedade gaúcha e os sindicatos, para que continuem fazendo doações e se engajando na campanha de solidariedade.

Campanha de solidariedade

As doações podem ser feitas na conta bancária da CUT-RS:

– Cresol (133)

– Agência 5607

– Conta corrente 18.735-6

– CNPJ: 60.563.731/0014-91

– PIX: 51996410961

Fonte: CUT-RS

Foto: MATHEUS PICCINI (CUT-RS)