Dia Nacional de Luta, esta quinta terá mobilização do Sindiserf/RS nos órgãos

Nesta quinta-feira (10), data que ocorre a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) para tratar da pauta econômica e proposta apresentada pelos servidores federais, será um Dia Nacional de Luta da categoria. Em Porto Alegre, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) visitarão diversos órgãos ao longo do dia, conversando e mobilizando a categoria sobre o tema.

As atividades iniciam às 9h com as servidoras e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); após, às 10h30 ocorre a mobilização no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio). Na parte da tarde, às 14h30, a atividade no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encerra o dia de luta.

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, afirma que será um momento de debater a proposta de reajuste da Campanha Salarial. “No mesmo dia, o governo retornará a resposta sobre a proposta apresentada pelo Fonasefe e para estarmos no Orçamento de 2024, a nossa mobilização neste momento é decisiva”, enfatiza ela.

Na primeira reunião da MNNP, Fonasefe e Fonacate apresentaram proposta unificada de recomposição em dois blocos que traz reajustes entre 39,82% a 53,05% e seriam escalonados em três anos (2024 a 2026), a partir de 1º de janeiro de 2024.

A expectativa dos servidores é de que o governo apresente uma proposta remuneratória e a categoria tem pressa já que o prazo para definição do Orçamento 2024 termina no dia 31 de agosto.