Em reunião realizada na manhã de hoje (27), o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Edegar Pretto, recebeu dos representantes dos trabalhadores a pauta unificada de reivindicações e a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 (acesse aqui a íntegra do documento). Pretto iniciou a reunião perguntando sobre a receptividade do ACT anterior e ouviu dos sindicalistas que foi extremamente positiva, visto que os empregados públicos estavam com seus salários congelados há quatro anos.
Em seguida, quis ouvir as principais demandas para o próximo acordo. No que se refere ao pagamento do retroativo dos que tiveram os contratos extintos em função de terem completado 75 anos, o presidente afirmou que dará uma resposta em 15 dias. No que se refere ao pagamento do retroativo dos cinco níveis para os anistiados retornados, a direção da Conab aguarda o retorno do recesso do judiciário.
Também sobre o pagamento retroativo do auxílio-funeral referente ao período que o ACT foi renovado com base na norma interna, a empresa vai estudar a possibilidade. Por fim, a direção da Conab informou que aguarda os nomes dos representantes dos trabalhadores para compor as Comissões Paritárias do SAS (Serviço de Assistência à Saúde), do Fórum de Relações do Trabalho e da Comissão de negociação do ACT, para o que a Fenadsef informou que os nomes serão apresentados na semana que vem.
Além dos assuntos mencionados anteriormente foram pauta da reunião: anistia dos débitos do SAS e o pagamento dos valores devidos aos empregados desligados da empresa.
Os representantes patronais receberam atentamente as reivindicações dos empregados e disseram estar sensíveis às questões ali pautadas.
Além do presidente, também participaram da reunião pela direção do Conab, Rosa Neide Sandes de Almeida, diretora-executiva Administrativa, Financeira e de Fiscalização; Lenildo Dias de Morais, diretor-executivo de Gestão de Pessoas; Bruno Vasconcelos, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP); Thiago José dos Santos, diretor-executivo de Operações e Abastecimento , Marcelo Gayardi Ribeiro, presidente da Superintendência de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos, além do chefe de gabinete da presidência, Benhur Borba Freitas e do superintendente de Estratégia e Organização, Felipe Rispoli Leal. Representando os trabalhadores estavam: Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindsep-DF; Edison Victor Cardoni, diretor da Fenadsef, a diretora da Executiva do Sindsep-DF e da ANSAC e representante dos anistiados, Jô Queiroz, os delegados sindicais Antônio Barbosa da Silva, Conceição de Maria Souza e Márcia Vitória Vila Nova e o diretor do Sindsep-DF e da ASNAB, Frederico Cabral de Menezes.
Fonte: Sindsep-PE
Foto: Arquivo Sindsep-DF