Defesa do serviço público e unidade da classe trabalhadora são destaques na abertura do 5º Congresso Estadual do Sindiserf/RS

Com o tema “Luta e organização sindical para defender o Serviço Público e reconstruir o Brasil”, teve início o 5º Congresso Estadual do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) nesta sexta-feira (23), na Pousada São Lourenço (dos Capuchinhos), em Porto Alegre. A cerimônia de abertura aconteceu no começo da noite e os convidados ressaltaram a importância de defender o serviço público e a necessidade de união dos trabalhadores.

Citando os 17 órgãos que estão representados pelos delegados, a secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch abriu, oficialmente, o evento. “É uma alegria ter esse encontro que é o ponto alto dos debates que iniciamos com a categoria em fevereiro. Queremos a inclusão dos servidores na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que os empregados da Ebserh e a Conab tenham acordos justos, derrotar a reforma administrativa e que em breve, a nossa categoria tenha uma data-base”, declarou.

O secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva destacou a nova fase, o momento estratégico para o conjunto dos servidores públicos. “Passamos por momentos muito ruins nos últimos seis anos e meio. Com a eleição de Lula, temos muitas expectativas e queremos que a tal granada, não tenha seu o pino puxado agora, neste governo”, declarou ele.

Segundo ele, os servidores estão debruçados na reconstrução desse país e do serviço público. “Queremos que o presidente Lula cumpra o que prometeu na sua campanha e olhe para o povo. Os desafios estão lançados e até domingo, neste Congresso, vamos debater as nossas estratégias”, afirmou Sérgio Ronaldo.

Resistência e proposição

Para a secretária geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, é necessário resistir, propor e em algum momento sustentar esse governo. “E isso não significa apoiá-lo em tudo. Ganhamos a eleição, mas ainda não chegamos nos espaços de poder. Precisamos chegar ao centro de poder do nosso país, que está dominado pela elite”, ponderou ela.

Ao destacar a vitória dos servidores da Funasa, ela afirmou que para a reestruturação do órgão seja efetiva, é preciso investimento. “Temos que fazer esse debate”, disse. Vitalina defendeu, também, que é fundamental mudar a política econômica do país e para isso é necessário derrubar os juros de 13,75%, o maior do mundo e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Dos 513 deputados federais, apenas 131 estão do nosso lado e com isso, o arcabouço fiscal vai se repetir. Precisamos alterar a correlação de forças para deixarmos de ser refém da burguesia e do capital estrangeiro”, finalizou a dirigente.

“Acredito que todos aqui presentes são privilegiados por participarem desse debate”, disse a secretária geral do SindFaz, Milena Pires ao desejar que os participantes aproveitam os debates do Congresso.

Saída é a mobilização social

O diretor do Sintrajufe/RS, Marcelo Carlini enfatizou os números alarmantes de pessoas que passam fome e que estão desempregadas ao afirmar que “a política derrotada nas eleições tenta ser impostas no Congresso Federal. Portanto, do ponto de vista dos trabalhadores, a única saída é a mobilização social.”

“Com todas as mobilizações que fizemos, descobri que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, não pode ser arquivada, pois já passou pelas comissões. Imagina ser votada com esse Congresso? Então gente, ou botamos o bloco na rua ou seremos governados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

O secretário geral adjunto do Sindicato, José Mário Amaral Viruê ponderou que se não houver unidade absoluta dos trabalhadores no país, conforme o próprio presidente Lula tem pedido, teremos alterações. “Temos muitos desafios pela frente e não podemos nos iludir que bastou o Lula ganhar para resolver tudo.”

“O Congresso é uma grande ferramenta para sairmos com uma grande organização e capacidade de enfrentamento a todas as mazelas que temos. Por isso, saúdo cada companheira e companheiros aqui no nosso Congresso. Que sejamos vitoriosos”, declarou ele ao encerrar a cerimônia de abertura.

Atividade

Dezenas de delegadas e delegados, servidores e empregados públicos ativos e aposentados de todo o estado participam da atividade, que segue até o domingo (25). Advogados da assessoria jurídica do Sindicato acompanharam a programação de sexta.

Antes, no começo da tarde, os delegados aprovaram o Regimento Interno do 5º Congresso e as mudanças estatutárias. Ainda nesta tarde, aconteceu a reunião do Coletivo Negro do Sindiserf/RS (Conesindi) e a reunião Pró-Coletivo de Mulheres.

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)