Empregados da Ebserh no RS aprovam proposta do ACT 2023/2024

As empregadas e empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que atuam no RS aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024. O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) realizou assembleias nos três hospitais gaúchos e cerca de 500 empregados participaram dos encontros.

Na sexta-feira (26), foi no HU-FURG, em Rio Grande. Os trabalhadores do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) realizaram a assembleia na segunda-feira (29) e, nesta terça-feira (30), os empregados do Hospital Escola da UFPel, de Pelotas, se reuniram em dois momentos.

“A unidade e mobilização marcaram as assembleias de trabalhadores da Ebserh no RS”, avaliou o secretário de Saúde do Trabalhador em exercício do Sindiserf/RS, Jaques Boeno. Ele é trabalhador do HE-UFPEL e também integra a mesa nacional de negociação com a Empresa.

A secretária adjunta de Assuntos Jurídicos do Sindiserf/RS, Vera Regina Gomes da Rosa e trabalhadora do HUSM também avaliou positivamente as assembleias e o processo de negociação do ACT 2023/2024. “Aqui em Santa Maria, por exemplo, a nossa assembleia foi muito boa e tranquila, os trabalhadores trouxeram várias questões que foram respondidas pelos dirigentes que estavam participando”, contou.

Nos últimos dias, trabalhadores da Ebserh de todo o Brasil apreciaram a proposta em assembleias e em breve a Condsef/Fenadsef irá divulgar o resultado nacionalmente.

Confira os principais pontos aprovados:

Cláusula de reajuste: 4,92% (90% do INPC de 5,47%) sobre salários e benefícios, sendo da seguinte forma:

– Alimentação reajustado para R$ 589,35 (quinhentos e oitenta e nove reais e trinta e cinco centavos);

– ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA para R$162,77 (cento e sessenta e dois reais e setenta e sete centavos);

– AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR para R$ 192,75 (cento e noventa e dois reais e setenta e cinco centavos);

– AUXÍLIO à PESSOA COM DEFICIÊNCIA para R$ 217,69 (duzentos e dezessete reais e sessenta e nove centavos);

– Manutenção do auxílio-alimentação será mantido nos casos de afastamento do empregado para percepção do auxílio previdenciário por 12 meses.