Direção da CUT repudia ataques racistas a Vini Jr

Os atos frequentes de racismo que vêm sofrendo o jogador brasileiro do Real Madrid, Vini Jr, na Espanha, são repudiados pela Direção Executiva Nacional da CUT. Em nota a Central critica a manutenção de uma cultura de preconceito e o racismo estrutural, e elogia a postura do governo brasileiro em defender o atleta ao cobrar medidas concretas do governo espanhol.

Confira a integra da nota.

Nota da CUT – Racismo é crime !

O mais recente ato de racismo contra o atacante brasileiro Vinicius Jr. durante partida da liga espanhola desnuda os séculos de preconceito e marginalização do povo negro. No Brasil, há 135 anos deu-se a chamada abolição da escravatura. O 13 de maio é para nós o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo. Um dia de resistência e luta contra uma libertação incompleta, que não possibilitou aos escravizados uma inserção cidadã na sociedade brasileira e, também, contra a desigualdade social, o preconceito racial e o racismo.

A década Internacional de Afrodescendentes que vai de 2015 a 2024, instalada pela ONU proporciona aos estados membros e à sociedade civil a possibilidade de implementação de medidas para diminuição da situação de precarização, subalternidade, desvalorização, criminalização e exploração de uma mão de obra que durante séculos foi e permanecerá desqualificada pelas elites. O que vemos é a manutenção de uma cultura de preconceito, o racismo estrutural.

A CUT e suas entidades repudiam veementemente as repetidas provocações racistas contra Vinicius Jr., considerando-as crime. Nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) reivindica a retirada do patrocínio do banco Santander à La Liga espanhola, por entender que não basta apenas repudiar, é preciso ter medidas mais contundentes e imediatas.

Saudamos a cobrança feita pelo presidente Lula, e a nota emitida pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade racial, da Justiça e Segurança Pública, do Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania, e esperamos que a repercussão mundial e o apoio enviado ao jogador Vinicius Jr. efetivem uma legislação e punição rigorosa para todos os casos de racismo no futebol e na vida.

Que a coragem desse jovem jogador de futebol seja exemplo para que a Liga Espanhola e a Federação Internacional de Futebol tomem medidas mais enérgicas e efetivas para combater o racismo no futebol internacional e os governantes para combater o racismo no trabalho e na vida, pois quem silencia compactua com a situação. É preciso medidas para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial, sem tolerância a todo e qualquer ato de discriminação.

Para combater o racismo é preciso ser antirracista.

Cada gesto racista é um crime contra a humanidade! Cartão vermelho ao racismo! Basta de racismo!

Direção Executiva Nacional da CUT

23 de maio de 2023