Assembleias devem discutir proposta da Ebserh para ACT 2023/2024

Terminou nessa quinta-feira, 18, a 4ª rodada de negociações com a direção da Ebserh sobre o ACT 2023/2024 da categoria. Foram mais de 20 horas efetivas de negociações com muito debate e avanços importantes, mas que devem continuar exigindo mobilização por parte dos empregados em busca de efetivar todas as demandas urgentes apresentadas. Houve avanços importantes em cláusulas sociais, mas os índices econômicos apresentados pela empresa estão abaixo do solicitado. O índice de 4,92% no salário base da categoria bem como nos demais benefícios representa 90% da inflação do período, enquanto a reivindicação continua sendo pela reposição das perdas dos últimos anos. O acordo coletivo atual foi prorrogado por mais 30 dias.

A proposta será formalizada pela Ebserh nessa sexta, 19, e encaminhada imediatamente às entidades filiadas à Condsef/Fenadsef que devem remeter a proposta à categoria em assembleias por local de trabalho. As assembleias devem ser realizadas até o dia 29 desse mês e as atas com a resposta da categoria enviadas impreterivelmente até o dia 30. Na segunda, 22, a Confederação vai realizar uma live informativa às 19h30 onde vai orientar sobre as assembleias locais.

Confira os principais pontos de discussão nas cláusulas econômicas:

Cláusula de reajuste: 4,92% (90% do INPC de 5,47%) sobre salários e benefícios, sendo da seguinte forma:

– Alimentação reajustado para R$ 589,35 (quinhentos e oitenta e nove reais e trinta e cinco centavos);
– ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA para R$162,77 (cento e sessenta e dois reais e setenta e sete centavos);
– AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR para R$ 192,75 (cento e noventa e dois reais e setenta e cinco centavos);
– AUXÍLIO à PESSOA COM DEFICIÊNCIA para R$ 217,69 (duzentos e dezessete reais e sessenta e nove centavos);
– Manutenção do auxílio-alimentação será mantido nos casos de afastamento do empregado para percepção do auxílio previdenciário por 12 meses.

A Condsef/Fenadsef reforçou que o pleito dos técnicos administrativos deve ser considerado, pois não estão contemplados pela empresa na negociação do ACT. A empresa destacou que entende como um compromisso a reposição de perdas salariais a médio e longo prazo e pontuou que o índice apresentado não possui espaço para manobras.

Quer mudar algo? Venha pra luta!

Entre os pontos de avanço nas cláusulas sociais destaque para a jornada de regime de plantão de 12×60 para os profissionais das categorias assistencial e médica, respeitada a  jornada de trabalho contratual de cada empregado. Foi apresentada ainda, entre outros pontos, a possibilidade de até 5 trocas de jornadas de 11 horas de descanso, sendo no mínimo 2 por solicitação pelo empregado.

A Condsef/Fenadsef reforça que quem decidirá sobre a proposta da empresa serão os trabalhadores nas assembleias por local de trabalho. Por isso, sua participação é fundamental nesse processo. Atenção a agenda de assembleias que deverão ser divulgadas em breve pelas entidades filiadas à Confederação em todo o Brasil. Participe também da live nesta segunda, 22, a partir das 19h30. Quer mudar algo? Venha pra luta!

Fonte: Condsef/Fenadsef

Foto: Ebserh/Divulgação