Dia Nacional de Mobilização tem ato dos servidores da Funasa em Porto Alegre

“Reestruturação sim, extinção não”, essa foi a frase de ordem dos servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), durante a mobilização que aconteceu nesta terça-feira (4), em frente à sede do órgão em Porto Alegre. Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) participaram de toda a mobilização, que fez parte do Dia Nacional de Luta e protestava contra a Medida Provisória (MP) 1.156/2023, que extingue o órgão.

“Nossa mobilização contra a extinção da Funasa foi muito boa com ampla participação dos servidores, terceirizados e diversos diretores do Sindicato”, avaliou a servidora da Funasa e secretária de Comunicações do Sindiserf/RS, Rosemary Manozzo.

De acordo com ela, estão ocorrendo várias ações políticas organizadas pela Condsef/Fenadsef e sindicatos filiados pelo país a fora. “O objetivo é esclarecer a sociedade, a opinião pública e os parlamentares sobre a necessidade da reestruturação da Funasa e a não aprovação da MP que quer a extinção do órgão”, disse.

O secretário de Relações Intersindicais e Parlamentares do Sindiserf/RS, Marizar Mansilha de Melo reforçou o caráter estratégico da Fundação ao citar a atuação dos órgãos em diversas catástrofes como Brumadinho e as recentes enchentes no litoral de São Paulo. “Por isso, estamos na rua de todo o Brasil para derrotar a MP.”

O dirigente também lembrou as situações que a Fundação esteve ameaçada e resistiu em 1992, na 9ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e 2001, no governo de FHC. “Dessa vez não será diferente e a nossa Funasa vai permanecer e ajudar o desenvolvimento de milhares de pequenos municípios, como sempre fizemos”, afirmou Marizar.

“Este Dia Nacional de Luta é muito importante para a defesa da Funasa”, declarou a secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch ao destacar a importância da Fundação no atendimento aos pequenos municípios, combate a endemias e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vamos lutar no Congresso pela reestruturação da Funasa”, prometeu ela.

Os efeitos práticos da MP começaram a valer a partir do dia 24 de janeiro, mas a luta é para que o governo Lula reveja a decisão e invista na reestruturação do órgão e no diálogo com a categoria. No dia 23 de março, o governo publicou a Portaria Interministerial nº 881/2023, alterando a lotação e o exercício de centenas de servidores da extinta Funasa para os Ministérios das Cidades, da Saúde ou da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, onde os servidores devem se apresentar nesta quinta-feira (6).

Fotos: Renata Machado (Sindiserf/RS)