Frente dos Servidores Públicos defende democracia e serviços públicos

A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP-RS), integrada pela CUT-RS, centrais, sindicatos e associações, lançou na sexta-feira (13) uma nota pública em defesa da democracia e dos serviços públicos, manifestando “suas posições e expectativas frente aos acontecimentos em curso no país”.

O texto assinado por 32 entidades foi aprovado na primeira reunião do ano, realizada na sede do Sindicaixa, em Porto Alegre.

A nota é uma resposta conjunta dos servidores e das servidoras após a barbárie ocorrida no último domingo (8), quando bolsonaristas terroristas invadiram e destruíram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O objetivo é reafirmar a necessidade de desbolsonarização do Estado brasileiro, punição dos golpistas e de seu financiadores.

Servidores das três esferas do serviço público (federal, estadual e municipal) debateram o cenário político vigente, o urgente enfrentamento ao fascismo e a defesa intransigente da democracia. Também discutiram o respeito aos direitos historicamente conquistados e a valorização salarial do funcionalismo público e demais trabalhadores.

As entidades reivindicam “a defesa da democracia, o respeito ao voto popular, o combate decidido ao fascismo e o golpismo, a ampla unidade dos movimentos na luta política e o apoio ao mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente aos ataques da extrema direita – golpista e fascista”.

Na nota, é ressaltado que o governo Lula deve tomar medidas para fortalecer o serviço público e garantir o atendimento das necessidades básicas da população. “A solução da crise nacional impõe medidas políticas, programáticas e governamentais e precisa ter por objetivo recuperar os índices de emprego e trabalho formal, salário e renda e combater a inflação e a fome, situações trágicas que flagelam milhões de famílias brasileiras”, aponta a FSP-RS.

Clique aqui para acessar o PDF da nota

REunião FSP (2)

Leia a íntegra do texto!

Frente dos Servidores Públicos em defesa da democracia e dos serviços públicos

A Frente dos Servidores Públicos do RS – articulação e movimento que reúne sindicatos e associações das esferas do serviço público federal, estadual e municipal no RS – manifesta através dessa nota pública suas posições e expectativas frente aos acontecimentos em curso no país.

De forma unitária, reivindicamos a defesa da democracia, o respeito ao voto popular, o combate decidido ao fascismo e ao golpismo, a ampla unidade dos movimentos na luta política e o apoio ao mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente aos ataques da extrema direita – golpista e fascista – e na implementação de medidas que atendam às demandas da classe trabalhadora, notadamente a parcela da população excluída, como questões fundamentais do nosso tempo. É preciso “desbolsonarizar” o Estado, punir os golpistas e seus financiadores.

Outrossim, concomitante a essas matérias de interesse geral da cidadania, apontamos que a obra de retomada do desenvolvimento e da reconstrução econômica e social do Brasil exige medidas que recuperem o papel do Estado na promoção de políticas públicas através da qualificação dos serviços públicos, sendo necessários o arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) , a revogação EC 95 (PEC da Morte), a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estipula o direito a negociação coletiva, a revogação das reformas da Previdência e Trabalhista, o fim das privatizações do patrimônio público e a recuperação do poder de compra dos salários do setor público e privado.

A solução da crise nacional impõe medidas políticas, programáticas e governamentais e precisa ter por objetivo recuperar os índices de emprego e trabalho formal, salário e renda e combater a inflação e a fome, situações trágicas que flagelam milhões de famílias brasileiras.

A manutenção e o fortalecimento do Estado em suas facetas democráticas, de inclusão e bem-estar para o desenvolvimento, são capazes de dar essa resposta, sendo isso possível somente com a valorização dos serviços e dos servidores públicos.

Porto Alegre, 13 de janeiro de 2023.

ABOJERIS
ADURGS