Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do pampa

Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do pampa         A Coalizão pelo Pampa lançou no último dia 1º de julho, a Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do pampa. O grupo foi idealizado pela Asibama/RS, junto com entidades de representação de servidores da área ambiental do governo do Estado no […]

Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do pampa

A Coalizão pelo Pampa lançou no último dia 1º de julho, a Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do pampa. O grupo foi idealizado pela Asibama/RS, junto com entidades de representação de servidores da área ambiental do governo do Estado no Rio Grande do Sul (ASSEMA, ASFEPAM, AFFZB) e lançado em 16 de dezembro de 2021, em homenagem ao Dia do Pampa, comemorado no dia 17 de dezembro.

A Coalizão tomou corpo e atualmente é integrada por 21 organizações da sociedade civil que congregam representantes de comunidades e povos tradicionais do pampa, pesquisadores, ambientalistas e servidores da área ambiental.

Essa união de entidades e organizações foi motivada pelo cenário crítico enfrentado pelo Bioma Pampa e suas comunidades tradicionais e pela necessidade de serem implantadas medidas urgentes para reverter o processo de acelerada destruição.

O primeiro produto da Coalizão foi a “Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do pampa” que elenca diretrizes e ações a serem tomadas para reverter esse cenário desolador. A carta foi lançada no  Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, durante o seminário “E os nossos biomas, tchê?”.

Carta-Aberta-Coalizão-Pampa

Fonte: Asibama/RS